O Curso de Comunicação Social, criado em 1995 e reconhecido pela Portaria n.º 1920 de 03/07/2000 é mantido pela Universidade de Cruz Alta e, desde sua implantação, atende ao interesse de clientela que busca a qualificação necessária para o exercício da profissão de Comunicólogo. O Curso se desenvolve durante quatro (04) anos, ao término dos quais seus concluintes obterão o título de Bacharel em Comunicação Social.
Jornalismo
Formar comunicadores com visão crítica da realidade, conscientes de sua ação como agentes de transformações, dispondo de instrumental teórico e técnico que assegure eficiência e eficácia de seu desempenho.A proposta do Curso de Comunicação, habilitação Jornalismo, é formar jornalistas capazes de elevar a qualidade de vida do público usuário, comprometidos com os valores sócio-culturais que identifiquem a realidade social em que operem.
Raciocínio verbal, curiosidade, capacidade de observação, percepção rápida, objetividade, capacidade de comparar, classificar e divulgar fatos, boa memória, respeito à verdade e senso de justiça.
Publicidade e Propaganda
Criatividade, sensibilidade, cultura geral, espírito crítico, capacidade de percepção da realidade, objetividade, consciência ética.
Relações Públicas
O instrumento básico para atuação da Comunicação Social é a informação. Portanto, o aprimoramento profissional está baseado no entendimento, no diálogo e no consenso. É fundamental ter sensibilidade para o “outro” e capacidade de adequar o discurso para fazer a comunicação acontecer; ter visão crítica da sociedade e da cultura no meio interno e externo onde atua.
- Elaborar Planejamento Estratégico de Comunicação para organizações;
- Assessoria de Comunicação própria da empresa ou em forma de prestação de serviços;
- Empresas especializadas em comunicação: produtoras e veículos de comunicação;
- Elaboração de pesquisas de opinião pública e de audiência;
- Análise de resultados e diagnósticos;
- Departamento de comunicação e marketing de empresas de grande, médio e pequeno porte;
- Serviços de consultoria e assessoria;
- Empresas de promoção de eventos e cerimoniais;
- Empresas de diversos segmentos que tenham departamento de comunicação ou que contratem serviços;
Detectar situações que possam afetar à imagem diante da opinião pública.
Unicruz TVUNICRUZ TV é um suporte para os Cursos da Universidade interagirem com a comunidade local. Constitui-se um espaço para a divulgação das atividades acadêmicas.
Pesquisa e Extensão
A articulação entre o saber acadêmico e a prática profissional gera um entendimento da comunicação como um processo mais amplo, complexo, planejado e estratégico. Nesse sentido, o aluno não só aprende as ferramentas de trabalho, mas reflete sobre o processo do campo da produção, tornando-se capaz de interferir critica e criativamente nesse campo.O curso de Comunicação Social, está ligado ao CIPECOM – Centro Integrado de Pesquisa em Comunicação que agrega as áreas afins ligada a comunicação possibilitando o desenvolvimento de projetos nas linhas de pesquisa da Cultura Midiática.
Como também de forma interdisciplinar com outras disciplinas no desenvolvimento de fotos para jornais e revistas laboratórios, como também para a produção publicitária e demanda da própria universidade.
A agência experimental é o espaço da prática dos alunos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.
Seu objetivo é propiciar ao aluno o contato direto com suas ferramentas de trabalhos através de experimentos práticos como jornais e revistas laboratórios; prospectos, house-organs, folders, suplementos, etc.
PROJETOS EM ANDAMENTOS
“Comunicação – Um Forte AliadoEste projeto tem como objetivo apresentar aos empresários, autoridades locais, lojistas, clínicas e consultórios as profissões de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, divulgando o trabalho do comunicador e os benefícios que ele pode trazer para a empresa.Um ciclo de palestras visando também na divulgação do Curso de Comunicação Social.O projeto COMUNICAÇÃO – UM FORTE ALIADO, será levado aos municípios de São Borja, Pejuçara, Ibirubá, Panambi, Campos Borges, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Santa Bárbara... e tem como tempo de execução maio à novembro de 2005.
“O que é Relações Públicas?”Palestra para o público interno(funcionários) da Universidade de Cruz Alta, para que esse venha saber o que um profissional que sai de dentro da universidade tem capacidade de fazer para a Unicruz e comunidade em geral.
Fonte: Universidade de Cruz Alta